domingo, 20 de março de 2022

Identidade

Eu cresci preenchendo formulários onde perguntava sobre minha raça/cor. E eu sempre pensava: "eu não sou branca, nem negra, vou colocar mestiça."

Mas isso sempre foi muito vago pra mim, não me dava sensação de pertencimento à povo nenhum.

Nos últimos anos convivi com alguém que sempre dizia que sou preta, isso não era uma possibilidade para mim, até eu começar a acompanhar os debates na internet.

Descobri que existem diversas tonalidades de cores e traços, e que posso levar em consideração meus antepassados. Minha bisa era preta, minha vó e tias são pretas.

Percebi que sempre que vejo pessoas negras no poder, em destaque, quando ouço músicas ou vejo arte no geral sobre a raça negra, me dá um quentinho no coração, um arrepio diferente.

Entendi então que me identifico como mulher preta, com o tom de pele, traços e cabelos que tenho, exatamente como eu sou. Minha identidade é essa, e fico muito feliz por finalmente ter me encontrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu amor aqui: